Na nossa 1ª semana do trabalho de PDS (Pratica de Desenvolvimento de Sistemas),foi formado o grupo pelos integrantes:
- Luís Flávio Cipparrone.
- Igor Cardozo Martins.
- Victor Hugo Campos.
- Vitor Henrique Lima.
- Vinicios de Moraes Alves.
- Yurick Yussuke Honda.
Após a formação do grupo, começaram os trabalhos para a definição do tema que iremos abordar ao longo do ano e, através de reuniões do grupo, surgiram ideias que, em sua grande maioria, orbitavam sobre o mundo das redes sociais. Logo que se foi pensado em redes sociais, o grupo imaginou uma em que se poderia avaliar jogos para consoles ou para PC's. A ideia central realmente seria avaliar com números de estrelas (variando de 0 à 5) mas também poderia compartilhar no seu perfil criado a sua avaliação e uma resenha sobre o jogo com seus comentários sobre eles, podendo também ser julgado por uma espécie de "curtidas" ou receber comentários. A ideia teve uma certa popularidade do grupo porém foi desestimulada, pois não conseguiríamos apresentar uma novidade sobre o assunto e nenhum diferencial para surgir uma rede social impactante, no caso "Alvanista".
Outro tema que foi apresentado paralelamente com o anterior, consistia em uma forma de vender seu trabalho (caso fosse um trabalhador autônomo), através de anúncios de seus trabalhos anteriores. Por exemplo: uma pessoa se encontra em um período de dificuldades para atingir um certo grupo de clientes, como um cabeleireiro e queria anunciar para as pessoas seu tempo disponível para executar esta função e com isso, receberia nota do cliente para cada serviço completo. Nesse projeto foi depositado grande confiança do grupo, mas após uma apresentação para o professor, notamos diversas falhas que teria em um sistema que seria facilmente burlado, como trabalhos fictícios e notas que não deveriam ser atribuídas, além do fato de haver diversas redes sociais para tais fins também como o Facebook, LinkedIn, etc.
Um terceiro tema surgido na reunião foi de outra rede social que basicamente tinha como funcionalidade a postagens de textos, variando de livros às crônicas, no qual se poderia selecionar uma determinada categoria, que poderia ser acessada por diversas pessoas e, por sua vez avaliar o trabalho do autor através de notas de 0 à 10. O interessante dessa rede social sobre livros é que atrairia escritores que não necessariamente vive disso como uma profissão, mas que faz por hobby. Essa rede social ficou como um segundo plano para a ideia de uma rede social para trabalhadores, porém foi igualmente riscada da lista, pelo fato de haver fortes concorrentes e não apresentarmos uma inovação que seria aplicada ao gene da aplicação.
O tema que surgiu na aula do dia 25/02/2016 foi, primeiramente, o conceito da elaboração de um jogo e, através de uma inspiração, o jogo "Brasfoot", acrescentaríamos algumas ideias, e consequentemente poderíamos ter uma boa aplicação. O jogo se baseia em um convívio de um clube de futebol no qual o usuário se passa como um treinador e poderia arrumar o time de diversas formas: escalações, esquemas, transferências de novos jogadores entre outras coisas que simulam a vida do treinador. Os resultados das partidas seriam sorteados através da qualidade do seu time e da escalação correta dos seus jogadores, isso lhe traria uma maior possibilidade de vencer partidas e consequentemente, campeonatos. A ideia teve sucesso entre o grupo e o nosso diferencial seria a possibilidade do usuário jogar online com seus amigos, em campeonatos simultâneos. A ideia está sendo discutida entre o grupo e a expectativa é que na semana 2 já se tenha uma definição sobre o tema do projeto.
Publicado por: Victor Hugo Viana Campos, nº28.
Nenhum comentário:
Postar um comentário